19 abril, 2007

Alguns Conceitos de DM



Deficiência mental




A deficiência mental refere-se a padrões intelectuais reduzidos, apresentando comprometimentos de nível leve, moderado, severo ou profundo, e inadequação de comportamento adaptativo, tanto menor quanto maior for o grau de comprometimento.

DEFICIÊNCIA MENTAL

Redução permanente da capacidade intelectual que impossibilita de prover à subsistência, à higiene pessoal, de assumir responsabilidades pelos seus actos, que limita na via social, que faz carecer de tutor, de acompanhamento e de vigilância.

DEFICIÊNCIA MENTAL

Considera-se deficiência mental o funcionamento intelectual significativamente inferior á media, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, utilização dos recursos da comunidade, saúde e segurança, habilidades acadêmicas, lazer e trabalho.
Fonte: Livro “A inserção da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho – O resgate de um direito de cidadania” (Lucíola Rodrigues Jaime e José Carlos do Carmo)

Um comentário:

Iara disse...

Oi, Ledjane!!! Gostei de tuas colocações. As crianças portadoras de deficiência mental, aprendem sempre, dentro e fora da sala de aula, na vida e na interação com outras pessoas.Enfim , o espaço de aprendizagem é amplo e complexo , mas deve ser dividida igualmente entre família e escola, cada qual assumindo o papel que lhe é devido.Um abraço