16 abril, 2007

CAA - Comunicação Aumentativa e Alternativa


Prancha de comunicação,vocalizador portátil e vocalizador com varredura.

É importante ressaltar que, tanto no “conceito” como na “composição” da TA, de acordo com a legislação norte-americana, encontramos os termos “Recursos” e “Serviços”. Então, objetivando ampliar atividades funcionais de uma pessoa com deficiência, coloca-se a sua disposição um recurso facilitador, um instrumento ou utensílio que especificamente contribuirá no desempenho da tarefa desejada. O serviço de TA auxiliará, a partir da avaliação do usuário, na seleção ou confecção do recurso apropriado, na elaboração de estratégias para um bom desempenho funcional e na aplicação e ensino de utilização do recurso, em prática contextualizada, na tarefa pretendida.
Os serviços de TA poderão ou não ser necessários e comumente envolvem profissionais de áreas como a: terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, educação, psicologia, enfermagem, medicina, engenharia, arquitetura, design e técnicos de muitas outras especialidades.
CAA - Comunicação Aumentativa e Alternativa
Destinada a atender pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever. Recursos como as pranchas de comunicação, construídas com simbologia gráfica (BLISS, PCS e outros), letras ou palavras escritas, são utilizados pelo usuário da CAA para expressar suas questões, desejos, sentimentos, entendimentos. A alta tecnologia dos vocalizadores (pranchas com produção de voz) ou o computador com softwares específicos, garantem grande eficiência à função comunicativa.



Um comentário:

Eveline Eberle disse...

Olá Iara! Muito interessante tuas colocações. Estou pesquisando e logo contribuo tmbém no tema tecnologia assistiva e outras tecnologias. Abraços.