10 abril, 2007

Síndrome de Down: conhecendo um pouco sobre essa deficiência

Entre as Entre as diversas deficiências mentais e físicas existentes, falarei especificamente de uma a qual é muito conhecida em nosso meio – a Síndrome de Down (SD), conhecida também por mongolismo devido à aparência facial de seus portadores a qual os diferenciam dos demais portadores de deficiências.
A Síndrome de Down é responsável por 15% dos portadores de atraso mental que freqüentam instituições próprias para crianças especiais. Sua primeira descrição clínica foi publicada em 1866 por Langdon Down.
O diagnóstico preciso é feito através do cariótipo que é a representação do conjunto de cromossomos de uma célula. O cariótipo é, geralmente, realizado a partir do exame dos leucócitos obtidos de uma pequena amostra de sangue periférico. É também possível realizá-lo, antes do nascimento, depois da décima primeira semana de vida intra-uterina, utilizando-se tecido fetal.
Causa: A causa da Síndrome de Down é o excesso de material genético proveniente do cromossomo 21. Seus portadores apresentam três cromossomos 21, ao invés de dois, por isto a Síndrome de Down é denominada também Trissomia do 21.
Atualmente tem sido utilizado um marcador ultrassonográfico que podesugerir o diagnóstico da SD na décima segunda semana gestacional. Trata-se de uma medida, denominada translucência nucal, que é obtida da região da nuca do feto. Valores acima de 3 mm são característicos de alguns problemas congênitos (presentes ao nascimento), entre eles, a Síndrome de Down. Nestes casos é indicado o estudo do cariótipo fetal. A incidência da Síndrome de Down é de aproximadamente, 1 para 800 nascidos vivos.

Síndrome de Down e a relação com a Idade Materna: Segundo as leituras realizadas, há uma relação importante entre a concepção de crianças com a Síndrome de Down e a idade da mãe.
Aos 20 anos o risco é de 1 para 1600, enquanto que aos 35 anos é de 1 para 370 e, após os 35 anos a mulher tem maior probabilidade de ter filhos com a Síndrome de Down. A Síndrome de Down ocorre em todas as raças e em ambos os sexos.

Características: As características clínicas da Síndrome de Down são congênitas e incluem, principalmente:
. Atraso mental;
. Hipotonia (fraqueza) muscular;
. Baixa estatura;
. Anomalia cardíaca:
. O Perfil do rosto apresenta-se geralmente achatado;
. As Orelhas pequenas;
. Os Olhos com fendas palpebrais oblíquas ( olhos puxados);
. A Língua é grande, protrusa e sulcada (além de maior é toda marcada por recortes, como se estivesse toda com pequenos cortes) ;
. Apresentam um encurvamento dos quintos dígitos (o dedo minguinho, geralmente apresenta-se encurvado);
. Há um aumento da distância do dedão do pé com o próximo dedo;
. A palma das mãos se apresenta com uma única prega.

Encaminhamentos:
A criança com Síndrome de Down deve ser encaminhada, o mais precocemente possível, para serviços especializados que orientem os pais sobre o prognóstico e a conduta terapêutica. A qualidade de vida dos afetados depende, principalmente, dos cuidados da família. A estimulação precoce melhora o desempenho neuro-motor, a hipotonia muscular e a linguagem.
Existem programas específicos de estimulação precoce para portadores de Síndrome de Down em diversas instituições especializadas na educação de crianças excepcionais, como por exemplo, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Outras entidades especializadas no atendimento e divulgação de informações sobre a Síndrome de Down são a Fundação Síndrome de Down com sede no Brasil e a Down Syndrome WWW Page com sede nos Estados Unidos.

Expectativa de vida: A expectativa de vida para os pacientes com Síndrome de Down é de, aproximadamente 35 anos e depende da presença e da gravidade da anomalia cardíaca. Em relação a fertilidade, as mulheres com Síndrome de Down têm um risco de 50% de terem crianças igualmente afetadas, enquanto homens com Síndrome de Down dificilmente se reproduzem, devido ao atraso mental.
Os pacientes com a Síndrome de Down apresentam imunodeficiência, o que leva a maior suscetibilidade a infecções, além de risco aumentado de desenvolver neoplasias (câncer), particularmente leucemia. São comuns também distúrbios respiratórios. Estima-se que 65% a 80% dos fetos com a Síndrome de Down são abortados espontaneamente.

3 comentários:

Ledjane disse...

Seja bem vinda ao nosso grupo. Vamos interagir aqui sobre nosso assunto. Um abraço.

Aline Madrid disse...

Olá colega!Estamos iniciando nossas pesquisas sobre os portadores de deficiências mentais. Primeiramente contribuímos com conceitos, históricos, dados....agora é o momento de postarmos sobre como o portador é visto pela sociedade e que ações poderemos sugerir para que essa pessoas possa estudar, trabalhar, brincar, aprender e ensinar.Além de verificarmos a contribuição das tecnologias para facilitar essa interação!Abraços e seja bem vinda!!

Iara disse...

Olá, colega Vera!! Seja bem vinda!!
Este tema é muito bacana e nos remete a vários questionamentos em relação a integração de pessoas com deficiência mental, mitos e preconceitos devem ser repensados.
Um abraço