23 abril, 2007

Possibilidades...



Um exemplo prático e simples de trabalhar com tecnologias com alunos Down é através do ambiente computacional de aprendizagem LOGO. Pois segundo uma professora da rede pública estadual que já realizou esta experiência, o aluno portador da Síndrome de Down, pode ampliar seus limites estimulando-se e enriquecendo-se cognitivamente.
Outro exemplo é um projeto que está sendo desenvolvido no Centro Universitário Franciscano de Santa Maria/ RS, onde foi desenvolvido um projeto de interfaces para um Jogo Multimídia direcionado à Portadores de Síndrome de Down. O conteúdo completo do trabalho encontra-se no seguinte endereço:
http://www.serg.inf.puc-rio.br/ihc/papers/IHC2004/201-204-IHC2004+.pdf
A professora Lucila Maria Costi Santarosa do NIEE- Núcleo de Informática na Educação Especial – Porto Alegre/RS, relata que através de redes telemáticas está se buscando criar uma “Escola Virtual”, um ambiente de interação, comunicação e acesso à informação, envolvendo crianças e jovens com síndrome de Down, paralisia cerebral, deficiência mental, deficiências múltiplas, surdos e cegos.
Acrescento parte do texto onde Lucila Maria Costi Santarosa diz que:
“Os propósitos do trabalho que estamos desenvolvendo são:

* estudar as possibilidades de uso de meios telemáticos, particularmente o correio eletrônico, no processo de comunicação/interação entre crianças e jovens portadores de necessidades educativas especiais;
*desenvolver alternativas de interação/comunicação e acesso à informação, oportunizando o intercâmbio e troca de mensagens entre portadores de necessidades educativas especiais dentro e fora do país, visando a produção de materiais cooperativos em ambientes de aprendizagem telemáticos;
*criar estratégias de intervenção e avaliar os efeitos do ambiente de aprendizagem telemático no desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo de portadores de necessidades educativas especiais.”
Maiores informações assim como o conteúdo completo do trabalho encontram-se no seguinte endereço: http://www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/nr2/Santarosa02.htm

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