Refletir sobre a integração da pessoa com deficiência mental implica necessariamente repensar o sentido atribuído à educação. Implica , portanto, atualizar nossas concepções de dar um significado aos propósitos educacionais, compreendendo a complexidade e a amplitude que envolvem o processo de construção de cada indivíduo, seja ou não deficiente.
A educação a que nos referimos tem um caráter amplo e complexo, envolvendo todas as ações e as relações produzidas pelo indivíduo e para ele, tendo como propósito uma atitude contínua de preparar e se preparar, formar e se formar, pela vida e para ela.
Assim entendendo, lembramo-nos de Freinet, para quem a "educação não é uma fórmula de escola, mas sim uma obra de vida".
O processo educacional voltado para as pessoas com deficiência mental deveria ser pensado nessa mesma perspectiva, ou seja, tendo em vista a preparação para a vida na família, na escola e no mundo.
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2 comentários:
Iara! Estava lendo sua postagem e refletindo sobre as diferentes culturas em nosso meio, a educação e atitudes frente as diversas concepções sobre o deficiente Mental. Para entendermos o DM, precisamos como cita acima, ter um novo olhar sobre eles, pois só assim conseguiremos de fato realizar a verdadeira inclusão, preparando-o para
conviver socialmente, pois autonomia, nesses casos é algo quase que impossível em um sociedade consumista. Não sei se me fiz entender. Abraços Vera
Prabéns pelo empenho nas produções1
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